Uma das maiores enchentes de Xique Xique de todos os tempos aconteceu em 1949, aqui imagens da Praça Dom Máximo, Igreja Matriz do Senhor do Bonfim tendo ao fundo a antiga sede da Prefeitura, a Praça Luiz Viana, que chegou a passar Vapor e a Rua Marechal Deodoro da Fonseca. Segundo registros, a enchente do rio são francisco em dezembro de 1949, causou sérios problemas e prejuízos em diversas cidades ribeirinhas. As águas transbordaram, inundando grandes áreas e deixando um rastro de destruição. Em Xique-Xique inundou a maior parte da cidade, forçando a maioria da população a se mudar para a parte mais alta e para outras cidades, pois, todas as residências e casas comerciais situadas a mais de 400 metros da margem foram totalmente tomadas pelas águas.
Para se ter uma noção uma imagem mostra um vapor navegando em plena Praça Luiz Viana em nossa cidade. Se hoje é uma foto rara, naqueles dias era um fato corriqueiro, um vapor ancorar nas ruas da cidade. Com as construções das barragens de Três Marias, em Minas e Sobradinho na Bahia, não tivemos mais enchentes desse porte e raramente vapor navegando pelo rio da integração nacional. A enchente de 1979 também foi grande, mas não maior do que a de 1949. Em 1949, o rio São Francisco atingiu a marca de 9,26 metros, ficando atrás apenas das cheias de 1979 (10,20 m) e 1992 (9,98 m), segundo registros do SGB/CPRM (Serviço Geológico do Brasil/Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais). A enchente de 1949 foi tão marcante que, segundo a Revista Atua, mereceu registro jornalístico e até figura em um livro de memórias.
Outras grandes enchentes:
No ano de 1780, as águas do Rio São Francisco subiram oito palmos e chegaram até as portas da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus. No ano de 1791 a enchente foi maior dois palmos que a do ano anterior e chegou a invadir o interior da Matriz do Senhor do Bonfim inundando-o com três palmos d'água. No ano de 1792 a enchente foi muito grande com as águas se elevando a dezesseis palmos e inundando toda a comunidade. Foi nessa enchente que, não aguentando a pressão da água, a modesta Igreja do Senhor do Bonfim desmoronou-se. No ano de 1802 aconteceu novamente uma grande enchente, tendo as águas do rio alcançado a segunda rua da cidade. No ano de 1813 novamente uma grande enchente invadiu Xique-Xique e atingiu a segunda rua com águas numa profundidade de três palmos. Nos anos de 1838, 1839, 1840 e 1941, aconteceram quatro grandes enchentes consecutivas tendo o rio se elevado a dezesseis palmos e cobrindo praticamente toda a cidade. Foi uma calamidade que se abateu sobre à pequena Xique-Xique de então. No ano de 1843 aconteceu uma das maiores enchentes do rio, tendo a cidade ficado comletamente tomada pelas águas. Nessa ocasião, a Igreja do Senhor do Bonfim que ainda estava em fase de reconstrução face ao desmoronamento ocorrido na enchente de 1792, novamente foi destruída pelas águas.
Pesquisa Adriano Brito,
FONTE: XIQUE-XIQUE NOTÍCIAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário