“A Coelba passou de todos os limites e a população está penalizada”, diz Reinaldinho Braga sobre falta de energia em Xique Xique.
O ex-prefeito de Xique-Xique, Reinaldinho Braga, criticou a Coelba por sucessivas quedas e longos períodos sem fornecimento de energia elétrica em comunidades da zona rural do município. Segundo ele, o problema teve início no dia 30 de dezembro e, até esta sexta-feira (4), ainda não havia sido resolvido em algumas localidades. De acordo com Reinaldinho, a instabilidade no fornecimento de energia é recorrente na região de Irecê, Xique-Xique e Barra, principalmente em períodos de ameaça de chuva. No entanto, ele afirmou que a situação atual extrapolou os limites, atingindo áreas inteiras da zona rural do município.
Entre as localidades afetadas, o ex-prefeito citou a região do Tabuleiro, com sede no povoado de Utinga, trechos entre Xique-Xique e Copixaba, nas imediações do Besouro, além de comunidades próximas ao Baixio da Boa Vista e ao Baixio de Irecê, onde está localizado o maior projeto de irrigação da América Latina. Segundo ele, povoados inteiros permanecem sem energia elétrica. Reinaldinho afirmou ainda que a Coelba já foi acionada e que a Prefeitura comunicou formalmente a gerência regional da concessionária. No entanto, segundo ele, as respostas se limitaram a promessas não cumpridas.
O ex-prefeito destacou prejuízos para comerciantes, que perderam mercadorias, e para moradores, que ficaram sem alimentos armazenados. Outro impacto apontado foi o desabastecimento de água em diversas comunidades, já que, sem energia elétrica, os sistemas autônomos de abastecimento deixam de funcionar. Diante do cenário, Reinaldinho defendeu um manifesto público da Câmara de Vereadores e informou que a Prefeitura estuda medidas judiciais. “O que está acontecendo agora é um absurdo. A população está penalizada e o atendimento da Coelba, neste momento, é péssimo para os moradores de algumas regiões do interior de Xique-Xique”, afirmou.
Em nota enviada ao Informe Baiano, a Neoenergia Coelba informou que o fornecimento de energia em Xique-Xique foi severamente afetado por temporais registrados na região. Segundo a concessionária, em três dias, mais de três mil descargas atmosféricas atingiram o município, volume cerca de dez vezes superior ao registrado em um cenário comum de chuvas. A empresa destacou ainda que o volume de precipitações chegou a 186 milímetros em apenas um dia, além da ocorrência de ventos fortes, raios e granizo. Vias alagadas e obstruídas dificultaram o acesso das equipes aos locais das ocorrências, sendo necessário, em alguns casos, o apoio da prefeitura com maquinário pesado. Diante do cenário, a Neoenergia Coelba informou que aumentou em cinco vezes o número de eletricistas em campo e reforçou o Centro de Operações Integradas para monitoramento do sistema em tempo real. A concessionária afirmou que as equipes seguirão mobilizadas até a normalização total do fornecimento e ressaltou o compromisso com a população.

Nenhum comentário:
Postar um comentário