
Nesta quinta (25), o prefeito de Itaguaçu da Bahia, Adãozinho, juntamente com o Deputado Federal João Bacelar, estiveram em Brasília, onde se reuniram com o Ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho. Na pauta, a liberação de recursos para a rodovia que interliga o Baixio de Irecê no povoado de Boa Vista em Xique-Xique, ao município de Itaguaçu da Bahia. Em julho deste ano, o governo federal por meio da Codevasf, começou os serviços de pavimentação asfáltica no município de Itaguaçu da Bahia. Os serviços ocorrem na estrada que liga o projeto público de irrigação Baixio de Irecê à BA-052, conhecida como “Estrada do Feijão”. A ação representa investimento de R$ 16,2 milhões. “Nesse primeiro trecho, [a estrada] está contemplando 20,2 quilômetros, que interligam o canal do projeto à Estrada do Feijão”, explicou na oportunidade o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Nascimento.
Sobre o Baixio de Irecê: O projeto público de irrigação Baixio de lrecê, implantado pela Codevasf, está localizado nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, no Médio São Francisco baiano, a 500 quilômetros de Salvador. O projeto abrange 105 mil hectares, sendo 48 mil de área irrigada. A área está dividida em nove etapas. Duas delas, que correspondem a 16 mil hectares irrigados, já estão em fase de ocupação. A estrada é essencial para acesso e escoamento da produção agrícola com segurança. A expectativa e da produção de três safras por ano. Hoje, o acesso à área do Projeto dá-se principalmente através da rodovia BA-052, que liga Xique-Xique a Feira de Santana, interligando-se então à malha viária nacional através da BR-116. A ligação existente entre o local de início do projeto (tomada de água no Rio São Francisco) e a cidade de Xique-Xique é realizada através de estrada vicinal não pavimentada, com 42 km.
As Etapas 1 e 2 do projeto foram licitadas em 2014 no modelo de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), totalizando uma área irrigável de 16.501 hectares, distribuídos em 203 unidades parcelares. Até o momento, foram investidos 968 milhões de reais na implementação dessas etapas, destacando-se a construção de estação de bombeamento com 10,6m3/s, a construção de 42 km do canal principal, duas estações de pressurização, cinco elevatórias de recalque e drenagem coletora. A parceria com a iniciativa privada prevê a conclusão da implantação da infraestrutura de irrigação, incluindo a construção de canais, estações de bombeamento e obras conexas, a operação e manutenção dessa infraestrutura e a ocupação da área irrigável das Etapas 3 a 9 (31.500 hectares) com produção agrícola por um prazo de 35 anos. A parceria também prevê que, cumpridas as obrigações de implantação da infraestrutura de irrigação e de ocupação das áreas com produção agrícola dentro das especificações técnicas e prazos previstos, a concessionária terá o direito de requerer a transferência de propriedade da área. O empreendimento foi qualificado no PPI por meio da Resolução nº 97, de 19 de novembro de 2019, que deu origem ao Decreto nº 10.355, de 20 de maio de 2020.
FONTE: XIQUE-XIQUE NOTÍCIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário