O município de Itaguaçu da Bahia completou 36 anos de emancipação política nesta segunda (24). O distrito foi criado com o nome Tiririca do Luisinho por lei municipal de 1900, subordinado ao município de Xique-Xique em 24 de fevereiro de 1989, elevado à categoria de município com a denominação de Itaguaçu da Bahia pela Lei Estadual nº 4839 de 24 de fevereiro de 1989. "Itaguaçu" é um termo de origem tupi que significa "pedra grande", pela junção de itá (pedra) e gûasu (grande). O povoado mais antigo é de Várzea Grande, para onde vieram os primeiros criadores de gado bovino, devido a facilidade em abastecerem-se de água naquela localidade. Ali chegaram inicialmente os Ferreira de Brito, famílias até hoje, com descendentes no povoado. Em seguida as famílias Carvalho, Pereira e Machado vieram para uma localidade mais próxima da serra, onde havia uma vereda e ali fundaram um povoado de nome Tiririca do Luizinho, pois a preocupação constante neste semi-árido desde o tempos mais remoto, sempre foi água. Durante muito tempo este povoado, ficou isolado das outras localidades devido as distância a serem percorridas em lombos de burro, os povoados mais próximo estavam na região da hoje Hidrolândia (Riacho de Areia), Canabrava (Uibaí), Traíras (Central), Lagoas depois CanabravadoGonçalo (Presidente Dutra) e Gabriel (São Gabriel).
Devido a este isolamento as pessoas de Tiririca desenvolverem um modo bastante peculiar de se expressarem, não chegando a ser um dialeto, porém em toda região, falado apenas pelos Tiriricanos. Existiram pessoas que se tornaram conhecidos em outras regiões e até a nível estadual. Como é o caso do professor Joaquim ou Joaquim Professor, como ficou conhecido. Com a sua dedicação, muito maior que conhecimento, consegui transmitir os rudimentos do conhecimento a muitos dos seus discípulos. Também aqui, viveu um político de grande prestígio à época. Na época dos coronéis, o Sr. José Peregrino de Souza, popularmente conhecido por Cazuzão, que pertencia ao grupo político dos Vianas em Salvador, que também naquelas datas, eram muito poderosos no cenário político estadual e até federal, fazendo com que a palavra ou ordem dada pelo “chefe” local, Cazuzão, não tivesse discussão, era cumprida imediatamente sob pena de punição severa. A economia, inicialmente voltada quase que exclusivamente para criação de gado, bovino, caprino e eqüino, criados de forma extensiva. Evoluíram mais tarde, para a colocação daqueles animais no mercado regional, sistema comercial este, muito próximo do escambo, pois normalmente ao invés de dinheiro em espécie, sempre traziam outros produtos para serem negociados no povoado.
Destaca-se também o povoado de Rio Verde localizado na beira da rodovia BA 052 e o povoado quilombola de Barreiros. No esporte a Seleção de Itaguaçu da Bahia se destaca no Futsal onde já foi campeã da Copa do Sertão, além da seleção de futebol, capoeira e outros esportes. A cidade possui um hospital, boas escolas e distante a 6 Km da BA 052. A população do município ampliou, entre os Censos Demográficos de 2000 e 2010, à taxa de 1,56% ao ano, passando de 11.320 para 13.209 habitantes, para 2015 sua população fora estimada em 18.325 habitantes. O primeiro prefeito eleito de Itaguaçu da Bahia foi Ney Alves, Carvalho. O prefeito atual é Adão Carvalho (Adãozinho) e o vice-prefeito é Juliano Carvalho.
FONTE: XIQUE-XIQUE NOTÍCIAS E XIQUESAMPA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário