CIPE-SEMIÁRIDO REALIZA SONELIDADE DE ENCERRAMENTO DO XX CURSO DE OPERAÇÕES RURAIS 2024.5. - XIQUE-XIQUE NOTÍCIAS

XIQUE-XIQUE NOTÍCIAS

Seu Portal de Notícias de Xique-Xique e Região!

Destaque

ANUNCIE AQUI: 11 95893-1376

ANUNCIE AQUI 11 95893-1376

10.8.24

CIPE-SEMIÁRIDO REALIZA SONELIDADE DE ENCERRAMENTO DO XX CURSO DE OPERAÇÕES RURAIS 2024.5.

No dia 8 de julho, quinta-feira, no Quartel-sede da CIPE/Semiárido, foi realizada a solenidade de encerramento do XX CURSO DE OPERAÇÕES RURAIS (COR) 2024.5,  da CIPE/Semiárido. A CIPE/Semiárido foi coordenadora executiva da vigésima edição do cor 2024.5, sendo a terceira edição a ser ministrada por esta unidade, realizado no período de 15 de julho à 8 de agosto deste ano, sob coordenação pedagógica da Academia de Polícia Militar e supervisão do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP). Dos 74 (setenta e quatro) inscritos para 50 (cinquenta) vagas disponíveis, 38 (trinta e oito) policiais militares avançaram nas etapas de seleção e 37 (trinta e sete) se apresentaram para iniciar o curso. 

Após 24 (vinte e quatro) intensos dias de    treinamentos e instruções, totalizando 200 (duzentas) horas-aula de carga horária, 19 (dezenove) policiais militares perseverantes e fortes de espírito concluíram a formação com êxito, sendo os novos operadores rurais da PMBA, dos quais 9 (nove) pertencem a esta CIPE/Semiárido, 8 (oito) a outras unidades da PMBA e 2 (dois) estrangeiros, pertencentes à Polícia Militar do Estado do Piauí. Dos três primeiros colocados,  dois foram da CIPE/Semiárido, inclusive o "zero um", o Sd PM PAULO SANTANA, que foi premiado com uma faca de sobrevivência estilizada, entregue pelo Major PM Matheus Alcântara, comandante da UOME. O Segundo colocado foi o Cap PM FRANCIEL, da CIPT/Oeste, e o terceiro foi Sd PM BRITO, da CIPE/Semiárido. 

A primeira edição do Curso de Operações Rurais ocorreu em agosto de 2003, tendo como unidade pioneira a CIPE/Caatinga, com o objetivo de capacitar policiais militares a operar em ambientes rurais, padronizar condutas, transmitir e aprimorar os conhecimentos para difusão, além de torná-los aptos à consciente execução das operações rurais nos biomas existentes no Estado da Bahia. As operações rurais são aquelas desenvolvidas em localidades onde, face às características ambientais próprias, requerem do profissional de segurança pública capacidades técnicas, táticas, físicas e psicológicas, específicas e condicionadas, em função do alto grau de dificuldade ora apresentado pelas contingências, pelas condições recursais, pela operação policial em si e/ou pela situação-crime em questão.

Desde 2003 até a sua vigésima edição, foram forjados mais de 350 (trezentos e cinquenta) operadores rurais nas diversas Companhias Independentes de Policiamento Especializado da PMBA, incluindo integrantes de outras unidades PM e de outras forças de segurança. 

FONTE: ASCOM CIPE-SEMIÁRIDO.

PMBA, UMA FORÇA A SERVIÇO DO CIDADÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages