CONJUNTO APOLO DE XIQUE-XIQUE FOI SUCESSO NA BAHIA PIAUÍ E MARANHÃO. - XIQUE-XIQUE NOTÍCIAS

XIQUE-XIQUE NOTÍCIAS

Xique-Xique Notícias! A Notícia Em 1° Lugar.

Destaque

ANUNCIE AQUI: 11 95893-1376

ANUNCIE AQUI 11 95893-1376

3.5.24

CONJUNTO APOLO DE XIQUE-XIQUE FOI SUCESSO NA BAHIA PIAUÍ E MARANHÃO.

O sucesso dos irmãos Cambuys, comecou quando o popular Macho Véio ensinou os demais irmãos a tocar, incentivado pelo tio Flávio. Logo vieram as farras por toda Xique-Xique, principalmente com Pivid. O primeiro conjunto foi criado por Reilson Baraúna em 1969, e se chamava "COMETAS", depois de um ano, Reilson mudou o nome para Thisparedes. E foi ae que Reilson tomou emprestado o radio Orbofom de Cícero Padeiro, era usado caixa amplificada, também usava o amplificador da Operaria e amplificador do Colégio Senhor do Bonfim. Reilson fez uma farda (uniforme) e inaugurou o conjunto na Operaria,num evento denominado de "Festa de Arromba". O presidente da Operaria era o senhor Mariano. Depois dessa festa apareceu dois novos componentes: Nivaldo no Sax e Hermes no Trobone. Os primeiros componentes foram (Nelson Cambuy) Reilson Baraúna, Chiquinho Findiga, Edvaldo de Bela, Hélio Cambuy, Nivaldo e Hermes Cambuy. Depois de sete meses o Conjunto Thisparedes chegou ao fim. Os músicos ficaram por oito meses sem tocar. Mas tudo mudou quando chegou o circo de Garrincha, que tinha vários instrumentos musicais, mas não tinha quem tocasse. Garrincha convidou todos para tocar quize noites no circo. Depois disso, Garrincha vendeu tudo aos músicos, formando um novo conjunto que Edilton Rapadura colocou o nome de APOLO, isso porque ele leu em uma história grega a frase "APOLO, Deus da arte e da beleza". Aí veio o Conjunto Apolo.

O primeiro baile tocado pela banda Apolo foi na Sociedade Beneficente de Operários, foram três bailes. O quarto baile foi no Clube Recreativo Sete de Setembro. Depois desse baile o Apolo comprou um SAX para Hermes e uma bateria para Paixão. Esses instrumentos foram comprados em Juazeiro-BA por Edilton Rapadura. Eles ensairam por quinze dias e foi a primeira participação de Hermes e Paixão. O Conjunto na época era formada por quatro irmãos: Hermes, Hélio, Nelson e Paixão. Depois de cinco anos Erisvaldo ingressou no Conjunto tomando orgão, Cosme na percussão e Coruja na guitarra base. O Conjunto Apolo se apresentava todos com uniformes, eram uma coleção de seis fardas, utilizadas nas apresentações. Os ensaios aconteciam na casa de Dona Rosalina Nunes mais conhecida como Rosinha Canã (Mãe de Nelson e os demais). Ela era a empresaria, também ficava na sua porta, na Rua 24 de outubro, em todas as tardes dos ensaios, porque a aporta ficava repleta de gente.

A primeira viagem do Apolo foi para a cidade de Gentio Do Ouro, depois Central, Lapão, Jussara, Irecê...Tocavam por toda a região e depois se apresentarão nas cidades de Santa Rita de Cássia, Barreiras, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Serra Dourada e Cotegipe. Se apresentaram também em cidades do Piauí como: Terezina, Floriano São Raimundo Nonato, Corrente, Uruçuí, Bom Jesus do Gurugueia, Eliseu Martins, Caracol e no Maranhão como Caxias, Bacabal, Imperatriz, dentre outras. tocando os sucessos dos cantores da época, além versões do Beatles, Bee Gees e Luiz Gonzaga. O Apolo chegou ao fim por que os componentes foram se casando e se afastando, tendo outros compromissos. O primeiro a sair foi Hélio,mudando para Belo Horizonte, depois Hermes para Barreiras e Erisvaldo que formou seu próprio conjunto, em seguida Nelson, que resolveu tocar sozinho. Quando aparecia alguém interessado em aprender um instrumento, Nelson dava aulas e muitos aprenderam com o mestre, dentre eles Baixinho, Carimbó, David, Bau, Cleber de mestre Helio, Carlinhos de Flozinho, Agnaldo Feitosa e muitos outros. Até hoje ele ensina, cobrando por aula ou por um pacote mensal. É só entrar em contato com Nelson: 74 99947-7761, ou na sua residência na Travessa Djalma Bessa, nº 879. "Cadê as Palmas Espécie".

Por Nelson Cambuy

FONTE: XIQUESAMPA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages